top of page
Foto do escritorRefugio ao Luar

Aldeias de Xisto na Serra de Lousã

A Serra de Lousã, localizada a somente 30 quilómetros de Coimbra, integra a Cordilheira Central Portuguesa, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, e reúne 12 das 27 Aldeias de Xisto de Portugal.

Nestas aldeias é inegável a paixão que os residentes têm pelas suas casas.

Desde a rede de praias fluviais que possibilita momentos pacíficos nas águas mais puras do país até aos 600 km de percursos pedonais ao ar livre, existem diversas atividades de turismo e lazer intimamente relacionadas com a natureza e as tradições culturais da região.


Conteúdos deste artigo


» Aldeia Aigra Nova


» Aldeia do Candal


» Aldeia Casal de São Simão


» Aldeia Cerdeira


» Aldeia Talasnal


Aigra Nova


Uma das aldeias de xisto da Serra de Lousã com mais pontos de interesse para os visitantes é Aigra Nova. Apesar da Maternidade de Árvores, o seu ponto central de “visita obrigatória” é o Ecomuseu Tradições do Xisto. Saborear as tradicionais “gamelinhas de castanha” e realizar um passeio de burro pela serra são duas das enumeras atividades que esta aldeia viva possibilita.



Candal


Outra das principais aldeias desta serra é a aldeia do xisto do Candal. Presenteando-nos com a formidável vista sobre o vale, esta aldeia é sinónimo de boa companhia e ar puro, repleta de tesouros paisagísticos e monumentais, como o Trevim, o Miradouro e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.





Casal de São Simão


Definida pela tradição e riqueza de produtos endógenos, a aldeia do xisto Casal de São Simão é um dos recantos escondidos da Serra de Lousã. Apesar das límpidas águas da Praia Fluvial das Fragas de São Simão serem a principal atração turística, os extensos passadiços e o miradouro oferecem um panorama de tirar o fôlego.



Cerdeira


Considerada a aldeia das artes, é a aldeia do xisto Cerdeira. A Cerdeira é um local mágico.

Percorrer a aldeia é um exercício físico e sensorial. A cada passo há um recanto, um beco, um elemento que não se sabe se ali foi colocado pelo Homem ou pela Natureza. Não há dissonâncias. Há o som da tranquilidade.



Talasnal


Apesar de todas estas maravilhas, Talasnal é a aldeia do xisto da Serra de Lousã que rouba o coração dos visitantes.


As casinhas tradicionais encantadoras feitas de xisto, decoradas com ramos de videiras, são dignas do slogan “Talasnal, Montanhas de amor''.

O lagar de azeite, a fonte e o tanque da aldeia são pontos a não perder durante a visita a este tesouro turístico perdido, onde a simpatia é tão contagiante como é serena a paisagem. À noite, as luzes da aldeia iluminam a escuridão, criando um cenário de tirar o fôlego e (ainda) mais romântico, tornando a visita ao Talasnal num momento único.







50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page