Se procura por rota do românico monumentos saiba que o Castelo de Arnóia é um dos mais procurados e visitados.
Localizado no concelho de Celorico de Basto fica próximo do excecional turismo rural, Casa do Penedo, recomendado para famílias e pequenos grupos (que pode reservar aqui).
Neste alojamento em Celorico de Basto, os proprietários ajudam planear e aconselham o que visitar na Rota do Românico de acordo com as suas preferências, da sua família ou do grupo de amigos.
Conteúdos deste artigo
Rota do Românico mapa
Na casa de férias Casa do Penedo teremos todo o gosto em providenciar o mapa da Rota do Românico sendo apenas necessário enviar um email após a reserva formulando esse pedido.
Poderemos ajudar com sugestões sobre a Rota do Românico em Portugal, nomeadamente o que visitar.
Note-se que a Rota do Românico em Portugal popularmente se subdivide em 3 percursos, havendo assim a:
» Rota do Românico Vale do Sousa
» Rota do Românico Amarante (Tâmega)
» Rota do Românico Vale do Douro
Para qualquer um deles, no alojamento em Celorico de Basto, Casa do Penedo, podemos fornecer o mapa da Rota do Românico e dar sugestões sobre os monumentos a visitar, sendo que fizemos já uma seleção que aprofundaremos em seguida, começando pelo Castelo de Arnóia.
Como é o Castelo de Arnóia?
Com uma história invulgar e caricata que tem início cerca do século XI, o Castelo de Arnóia fica no topo de uma elevação de pedra granítica, que conferia aos defensores uma visão privilegiada sobre as planícies em redor para uma melhor defesa.
A forma geométrica de construção das muralhas é irregular devido aos condicionamentos do terreno cujo espaço limitado confere uma dimensão reduzida ao Castelo de Arnóia.
Construído em granito, é na parte sul que está a Torre de Menagem, tal como a entrada e o acesso à Praça de Armas. No topo da Torre de Menagem é possível aceder ao telhado com uma visão generosa da planície circundante e também do Pelourinho e do cubelo existente na parte Norte do castelo, onde também estava implantada a forca.
A cisterna que abastecia o castelo e as habitações circundantes fica localizada no centro da praça de armas.
O Castelo de Arnóia tem muitas lendas e narrativas ao longo da sua história milenar, sendo que provavelmente a mais conhecida é a de Martim Vasques da Cunha, alcaide do castelo no século XIII que, para resolver um diferendo com D. Dinis e libertar-se das obrigações à coroa espanhola, desceu por um cesto suspenso numa corda atada às ameias após ter ateado fogo num dos aposentos do Castelo de Arnóia.
Ponte do Arco Marco de Canaveses, porque visitar?
Outro monumento Rota do Românico que usualmente os hóspedes da casa de férias Casa do Penedo (que pode reservar aqui) visitam é a Ponte do Arco, localizada em Marco de Canaveses, um dos monumentos mais icónicos da Rota do Românico do Tâmega e Sousa.
Esta ponte de arco único transpõe o Rio Ovelha, de águas transparentes e tépidas no verão, que convidam a um banho neste lugar campos e de belas vistas.
O que mais impressiona é a capacidade dos arquitetos Romanos na construção de pontes, sendo que a Ponte do Arco resistiu a quase um século de passagem de pesados camiões e tratores, assim como a séculos de roubo de pedras.
Atualmente é uma ponte pedonal que permite também a passagem de bicicletas, servindo ainda de prancha de saltos para o rio Ovelha.
Esta obra de engenho construtivo serviu de inspiração para pontes góticas, pela robustez e segurança que as extremidades fincadas nas margens deram no que diz respeito a resistência e equilíbrio.
Que monumentos visitar na Rota do Românico do Vale do Sousa?
A Rota do Românico Portugal divide-se em três percursos, sendo que no do Vale do Sousa, mais concretamente no concelho de Lousada, é possível encontrar 3 dos monumentos mais visitados:
» Torre de Vilar – enquadrada num bonito espaço verde com zona de parque envolvente é remanescente de uma construção militar que testemunha o poder senhorial que vigorou sobre o território durante inúmeros séculos.
» Ponte de Vilela – com um tabuleiro central composto por quatro arcos de volta perfeita, possivelmente já será de um monumento tardio do final da época medieval. Um bom parque envolvente para estar em família, com mesas e casa de banho pública valorizam a paisagem circundante.
» Ponte de Espindo – construída com apenas um arco de volta perfeita tem como curiosidade o facto de ter sido desmontada para travar o avanço da 2ª Invasão Francesa em Portugal. Fica localizada na freguesia de Meinedo em torno de um belíssimo cenário natural.
Estes 3 monumentos constituem quase uma “mini” Rota do Românico Lousada, sendo que neste concelho há outros monumentos inseridos na Rota do Românico.
No turismo rural Casa do Penedo (que pode reservar aqui) por sugestão dos nossos hóspedes recomendamos também o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, localizado em Felgueiras e dedicado à devoção da Virgem Maria.
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro que, atualmente junta o espectro religioso com uma função cultural, é um bom exemplo da arquitetura românica com influências do barroco.
Sugerimos ainda a visita ao Mosteiro de São Pedro de Cête, um ótimo ícone da arquitetura românica datado do século X.
De mosteiro masculino reconstruído no século XIV foi convertido em igreja paroquial.
Quais os monumentos da Rota do Românico próximos de Celorico de Basto?
Igreja de Santa Maria de Veade
Construída no século XIII, sucede a uma pequena ermida que existia no local, sendo que mantém somente uma parte de arquitetura românica e guarda muitos segredos.
Endereço: Freguesia de Veade, Celorico de Basto
Telefone: 255 810 706
Igreja do Divino Salvador de Ribas
De um românico tardio, sucede a um pequeno mosteiro em Ribas dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Destacam-se os motivos de pérolas patente no exterior e no interior igreja.
Endereço: Freguesia de Ribas, Celorico de Basto
Telefone: 253 655 266
Igreja do Divino Salvador de Fervença
Mantém a cabeceira românica e respetivo arco, tendo sido muito transformada ao longo dos séculos, sendo que da arquitetura românica subsiste a capela-mor.
Endereço: Freguesia de Fervença, Celorico de Basto
Os hóspedes do Casa do Penedo, recomendado para famílias e grupos (que pode reservar aqui) usualmente também visitam o:
Centro de Interpretação do Românico
Endereço: Praça das Pocinhas 107, 4620-657 Lousada
Telefone: 255 810 706
Destaque: Sala interativa
Centro de Interpretação da Escultura Românica
Endereço: Freguesia de Abragão, Penafiel
Telefone: 255 810 708
Destaque: Apresentação detalhada sobre a Escultura Românica
Para informações adicionais, reserve aqui a casa de férias Casa do Penedo, sendo que teremos todo o gosto em personalizar a sua estadia connosco :)
Comments