Inúmeras atividades podem ser feitas nas proximidades do Talasnal, a mais bela das aldeias de xisto de Portugal, cujo alojamento pode reservar aqui.
Previamente a definir o que fazer no Talasnal, convém ter em conta que tempo no Talasnal é típico de uma região serrana. Quente no verão, frio, húmido e chuvoso no inverno. Na primavera e no outono o tempo é também chuvoso, excetuando nos meses mais próximos do verão, em que é soalheiro e ameno.

Conteúdos deste artigo
» Talasnal percurso pedestre
» Talasnal praia fluvial
» Serra da Lousã atividades
Talasnal percurso pedestre
Os percursos pedestres que saem da aldeia de xisto do Talasnal são feitos através da magnífica natureza da serra da lousã e das suas árvores constituídas por sobreiros, castanheiros, carvalhos e pinheiros.
Nos percursos pedestres na serra da lousã é possível avistar de veados, javalis e corços e encontrar belas praias fluviais com água fresca e transparente durante todo o ano.
É importante estar devidamente preparado para estes percursos pedestres de dificuldade média. Não só com calçado adequado, como também com roupa própria mediante a estação do ano. No verão, água e protetor solar são obrigatórios. No inverno, é aconselhável uma capa corta vento.

Um percurso pedestre interessante é o Candal Talasnal, onde não só é possível visitar a aldeia de xisto do Candal, como também ver a bela cascata do Candal. O acesso à cascata do Candal não é muito fácil, mas vale bem a pena visitar este lugar magnífico escondido no meio da grandiosidade da serra da Lousã.
Outro percurso recomendado é o Talasnal Piodão. A distância de quase 100km desaconselha que seja feito a pé, sendo que a visita a esta majestosa aldeia histórica parada no tempo releva a pureza da paisagem serrana e um lugar parado no tempo que serviu de refúgio a muitos que tiveram de ser esconder por motivos políticos.
Talasnal praia fluvial
A piscina de ondas de Castanheira de Pêra, conhecida por Praia das Rocas, é uma das principais atrações aquáticas próxima da aldeia do Talasnal, cujo alojamento pode reservar aqui.
Pelos caminhos pedestres da serra da Lousã é possível visitar várias praias fluviais em torno do Talasnal.

A praia fluvial da Bogueira, a praia fluvial da Senhora da Graça e a praia fluvial de Nossa Senhora da Piedade são as mais conhecidas.
Belíssimo lugar a visitar, um espaço maravilhoso da natureza, a praia fluvial de Nossa Senhora da Piedade está rodeada de uma linda paisagem enquadrada numa infraestrutura funcional de apoio, com bar e restaurante.
A esta praia fluvial que, no verão, tem nadador salvador e acesso a pessoas com mobilidade reduzida, é possível chegar de carro, sendo que o estacionamento é reduzido. Na praia fluvial de Nossa Senhora da Piedade existe WC público, mesas para as refeições e bastantes caminhos pedestres em redor para percorrer e, inclusive, baloiços. A água corrente é límpida, fresca e o local muito bem cuidado, perfeito para um excelente dia em família.
Localizada próximo do Castelo da Lousã e da capela de Nossa Senhora dos Aflitos, dispõe de um passadiço que desce até aos várias locais de banho.
Serra da Lousã atividades
Para quem gosta da natureza no seu estado puro, a Serra da Lousã é o lugar verdejante ideal para visitar, sendo que pode reservar aqui o melhor alojamento local na Aldeia de Xisto do Talasnal.
Fazer BTT downhil pelos inúmeros trilhos, visitar as várias aldeias do xisto, observar e fotografar animais como corsos, javalis, veados e raposas, são algumas das atividades possíveis de fazer de forma gratuita. Tal como é possível gratuitamente percorrer os vários trilhos e percursos pedestres que passam pelo Talasnal, pela Aldeia da Cerdeira, pela Aldeia da Aigra Velha, pelo baloiço do Trevim e seu deslumbrante pôr do sol.
Destaques para as Fragas São Simão e o Cabril do Ceira, lugares perfeitos para excelentes fotografias nas suas paisagens naturais em redor de águas translucidas.
As aldeias que parecem retiradas de filmes medievais ou épicos, seus vários recantos e tesouros escondidos, um castelo sui generis e as fabulosas cascatas e piscinas naturais são mais que razões para visitar a Serra da Lousã, onde, em 2017, existiam aproximadamente três mil animais a viver em estado selvagem numa área superior a cem mil hectares.

Para informações adicionais, reserve aqui a casa de férias Casa do Talasnal, sendo que teremos todo o gosto em personalizar a sua estadia connosco :)
Comments