top of page
Foto do escritorRefugio ao Luar

Talasnal o que visitar?

Atualizado: 6 de mai. de 2022

A aldeia de xisto do Talasnal fica localizada na serra da Lousã, no centro de Portugal. O alojamento que recomendamos para quem visita as aldeias de xisto e a zona circundante é a Casa do Talasnal (que pode reservar aqui).



O ponto mais alto da Serra da Lousã tem 1,205 metros de altura. Nesta serra maioritariamente pertencente ao distrito de Coimbra, para além das aldeias do xisto do Talasnal, de Gondramaz, da Pena e de Cerderia, pode e deve visitar o castelo da Lousã, o baloiço do Trevim e o baloiço dos Penedos de Góis.

De carro ou através dos inúmeros percursos pedestres e de BTT, as visitas são de dificuldade média e implicam alguma resiliência para a caminhada ou a prática desportiva de bicicleta de todo o terreno.


Um dos lugares mais interessantes nas proximidades da Casa do Talasnal (que pode reservar aqui) para visita é a Capela de Santo António da Neve, construída em homenagem Santo António de Lisboa, que conjuga a vertente espiritual e humana das Aldeias do Xisto.


Conteúdos deste artigo


» Os baloiços do Talasnal


» Castelo da Lousã


» Talasnal história | As Aldeias do Xisto


Os baloiços do Talasnal


No Alto do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, pode desfrutar das vistas envolventes que, num dia de boa visibilidade, possibilitam a visão das praias do litoral junto ao Oceano Atlântico. Também a Serra da Estrela e, inclusive, do Marvão, no Alentejo podem ser observadas do baloiço do Trevim em dias solarengos.

Outro baloiço do localizado na serra da Lousã é o baloiço dos Penedos de Góis, um lugar espetacular rodeado de uma paisagem maravilhosa e vistas a perder de fim. Menos turístico que o baloiço do Trevim tem acesso pedestre muito técnico a partir de Povorais.

No local pode explorar os escarpados penedos de Góis, sendo que a Aldeia de xisto da pena existente na proximidade também é merecedora de uma visita.



Castelo da Lousã


Lugares também merecedores de uma visita são o Castelo da Lousã e o complexo religioso e paisagístico da Sra. da Piedade, que sobressai não só pela religiosidade, como também pelo terreiro de festas e por ficar junto ao rio Arouce, ladeado por belas piscinas fluviais de água reluzente.


Na outra margem, destaca-se o Castelo da Lousã, oficialmente Castelo de Arouce, uma construção defensiva do século XI encimada por um pequeno monte de onde é possível ver a beleza de toda a zona envolvente.

O castelo da Lousã é de pequena dimensão e de entrada gratuita, dispondo de um centro de interpretação onde é possível conhecer a história que esteve na génese desta construção defensiva da reconquista portuguesa contra a ocupação muçulmana. É Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.


No interior do castelo da Lousã, uma escada em caracol permite aceder à muralha e à Torre de Menagem. Construída no século XIV, pode ser visitada até ao topo.


O castelo da Lousã e as capelas da Sra. da Piedade ficam a ser de 2kms da vila da Lousã e podem ser alcançados de carro, BTT ou através do percurso pedestre pelos belíssimos passadiços da Serra da Lousã que passam pela Casa do Talasnal (que pode reservar aqui).

Junto ao castelo da Lousã existe um local muito aprazível para piqueniques e desfrutar da natureza, assim como aproveitar a praia fluvial mais próxima do Talasnal, que, no verão, tem nadadores salvadores e restaurante.



Talasnal história » As Aldeias do Xisto


O Talasnal é 1 das 27 aldeias do Xisto de Portugal.

Possivelmente, a mais famosa e conhecida, beneficia de um ambiente natural envolvente fora do comum, ladeado por percursos pedestres que percorrem a serra da Lousã e que passam por outras aldeias do xisto também conhecidas, como Gondramaz, Pena, Candal e Cerderia.


O nome aldeia do xisto advém do material maioritariamente utilizado para a construção das casas, o xisto. Abundante na serra da lousã, em Trás-os-Montes e nas Beiras, o xisto tem propriedades únicas, nomeadamente o isolamento da humidade.


O benefício desta rocha metamórfica para a construção, assim como a sua abundância na natureza levou a que fosse o principal material utilizado para edificar casas nas designadas aldeias do xisto.

Desde a época pré-histórica que existem vestígios de presença humana no território que hoje é designado por Aldeias do Xisto, material usado na construção de artefactos desde a Idade do Bronze.


Contudo, a povoação destas aldeias data dos tempos medievais, muitas devido ao crescimento populacional que fez expandir as atividades pastoris e de comércio. Outras foram fundadas por ordens religiosas e outras por decreto régio.


Principalmente desde os anos 60, as aldeias foram perdendo habitantes, ficando praticamente desertas no início do século XXI. Desde então, as autarquias locais, apoiadas pela união europeia, têm levado a cabo vários programas de repovoação das aldeias do xisto, como a aldeia do Talasnal, cujo alojamento local pode reservar aqui.



Para informações adicionais, reserve aqui a casa de férias Casa do Talasnal, sendo que teremos todo o gosto em personalizar a sua estadia connosco :)
10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page