Situada a uma altitude de aproximadamente 500 metros e a poucos quilómetros do Castelo de Lousã, a aldeia do Talasnal é um dos recantos que Portugal mantém secreto. Apesar da vegetação exuberante composta maioritariamente por sobreiros, carvalhos, pinheiros e castanheiros e abundância de javalis, veados e corços, Talasnal destaca-se pela paisagem xistosa que fascina quem o visita.
Esta aldeia localiza-se na Serra de Lousã, onde o clima apresenta características maioritariamente mediterrâneas.
A temperatura média máxima no inverno é de 14ºC e a mínima de 5ºC. Contudo, as encantadoras casinhas de xisto servem de aconchego nos dias frios e chuvosos, onde podemos desfrutar de um serão à volta da lareira e degustar da gastronomia temperada com o sabor da tradição. Pode reservar a sua estadia na casa do Refúgio do Talasnal, aqui.
Em média, em apenas metade dos dias é que ocorre precipitação.
Na primavera, a serra pincela-se de flores de inúmeras cores e as ribeiras e cascatas estão em todo o seu esplendor, tornando as caminhadas na natureza um passeio inesquecível, em dias onde as temperaturas rondam os 22ºC e os 11ºC.
Os dias quentes de verão são perfeitos para toda a família desfrutar da Praia Fluvial da Senhora da Piedade, até porque as temperaturas são altas, atingindo em média os 29ºC e descendo até aos 14ºC.
No outono, Talasnal cobre-se de inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho com uma magnífica sucessão de carvalhos e castanheiros, podendo também ser observada a época de acasalamento dos veados, numa altura em que a temperatura média máxima é de 23ºC e a mínima de 12ºC.
O Talasnal é, não só a maior Aldeia do Xisto da Serra da Lousã, mas também uma das mais bem preservadas. A natureza circundante é simplesmente encantadora e as casas de xisto apresentam particularidades preciosas que refletem o cuidado com que foram recuperadas.
Caminhar sobre as estreitas ruas do Talasnal é como viajar no tempo de olhos abertos.
Comments